Caminhoneiros femininos cada vez mais presente na estrada

Caminhoneiros femininos cada vez mais presente na estrada

31 de maio de 2021 0 Por Jonathan

Quando Ingrid Brown começou a dirigir um caminhão em 1979, era raro para ela ver outra mulher na estrada. Naquela época, a proprietária-operadora conhecia seis outras motoristas que faziam uma rota regular da Carolina do Norte à Califórnia, e elas deixavam bilhetes escritos à mão umas para as outras nas paradas de caminhões. Clique para saber mais

“Não tínhamos celular, mas nos mantínhamos em contato. Havia um vínculo ”, disse Brown, que dirige para Rabbit River, com sede na Holanda, MI.

Hoje, Brown vê mais mulheres na estrada, e a mídia social torna mais fácil manter contato. No entanto, uma pesquisa do Mineta Transportation Institute (MTI) mostra que enquanto as mulheres representam 50% da população ativa, a indústria de transporte atrai menos de 15% da força de trabalho feminina.

“No passado, as mulheres não pensavam nisso. As mulheres precisam ver outras mulheres fazendo isso antes de começarem a pensar nisso ”, disse Ellen Voie, fundadora da Associação de Mulheres no Caminhão (WIT).

É por isso que a frota de plataformas aéreas Lone Star Transportation incentiva as mulheres a compartilharem suas experiências. “Isso dá a outras motoristas a confiança de que também podem fazer o mesmo”, disse Kristi Williams, diretora financeira da transportadora com sede em Fort Worth, TX.

Lone Star enfatizou o alcance às mulheres como parte de sua estratégia de mídia social. Ela criou uma página “mulheres em caminhões” em seu site e produziu um vídeo no YouTube com uma motorista do sexo feminino.

“Descobrimos que, para atrair as mulheres motoristas, ninguém poderia fazer isso melhor do que as mulheres que já estão aqui”, disse Williams.

A Peterbilt Motors Co. também faz divulgação por meio da Peterbilt Women Initiative, um grupo de defesa formado por funcionários que se reúnem para inspirar e capacitar as mulheres, disse Tina Albert, co-presidente da iniciativa e gerente assistente da fábrica.

“Precisamos mudar a percepção das mulheres sobre a indústria de transporte para ser mais atraente para as candidatas. As mulheres precisam saber o quão estimulante é a indústria e quanto orgulho pode advir de contribuir para um setor tão importante de nossa economia ”, explicou Albert.

Treana Moniz, motorista da Bison Transport, notou uma mudança desde que começou a dirigir há 12 anos. “O que antes era apenas uma ocupação masculina está se tornando cada vez mais versátil”, disse ela. “A indústria de caminhões é tão ampla que há oportunidades para qualquer pessoa.” Isso inclui direção, cargos de segurança, mecânica e trabalho de retaguarda.

Josephine Berisha, vice-presidente sênior de remuneração e benefícios da XPO Logistics, disse que a empresa está vendo aumentos de dois dígitos no número de mulheres que ingressam em seu negócio de logística e aumentos de um dígito no lado da carga menor do que o caminhão.

Uma área do armazém onde a XPO está vendo as mulheres se destacarem é na operação de empilhadeiras. “Esses são alguns dos empregos por hora mais bem pagos no depósito, e nossas operadoras de caminhão industrial com motor feminino estão sendo promovidas rapidamente”, disse Berisha.