
Quais EPIs são recomendados para caminhoneiros?
EPIs são equipamentos de proteção dos quais todos que exercem algum tipo de trabalho dependem para poder orquestrar suas atividades colaborativas. Mas, embora não seja comum visualizar caminhoneiros nem motoristas utilizando EPIs, mas são itens necessários para poder manter a sua vida e a vida dos demais colegas de estrada à salvo. Nesse artigo, além de você poder saber quais são as recomendações, poderá também adotar no seu serviço.
Com o objetivo de garantir sua segurança, minimizar os mais prováveis riscos e os impactos em uma possível situação danosa à integridade física do corpo do caminhoneiro enquanto está em serviço, os EPIs estão regulamentados e atingem muitas das outras profissões e atividades de risco.
Por ter uma função vista à saúde, o EPI deve ter Certificado de Aprovação, o que garante que o equipamento foi testado, estabelecendo minimamente um critério de qualidade e funcionalidade antes de ingressar no comércio.
Para inicio de conversa, todos sabemos que a profissão de um caminhoneiro é repleta de riscos que o deixam plenamente a mercê. As atividades diárias desses profissionais de logística os colocam em situações que podem, afetar a saúde física e psicológica deles de maneira irreparável. Deixar de usar os Equipamentos de Proteção Individual é maior dos erros, porém, uma falha 97% comum entre os profissionais.
Cada equipamento exerce uma função específica para poder preservar o motorista e é de uso fundamental para a prevenção de casos de acidentes, além de garantir ao caminhoneiro a saúde e a segurança do motorista e de todas as outras pessoas presentes no trânsito envoltas ao mesmo. Confira a lista de equipamentos mais comuns, estabelecidos pela legislação:
Colete refletor – Veste fundamental para evitar acidentes durante ambientes de trabalho com pouca visibilidade ou iluminação inadequada;
Luvas de Raspa – Importantes para protegerem suas mãos contra os agentes mecânicos e térmicos;
Protetores Auriculares – Fundamentais para preservar a audição do trabalhador. Eles agem como um meio protetor, e fazem com que os barulhos provenientes das atividades destes profissionais da estrada não danifiquem os tímpanos do indivíduo;
Botas com bico de aço ou PVC – são calçados fundamentais para proteger seus pés contra cortes, perfurações e quedas de materiais cortantes e pesados.
Além dos equipamentos de proteção listados acima, para serem utilizados enquanto se está dirigindo, os listados abaixo são específicos para usar apenas nos seus momentos de carga e descarga. Vale lembrar que os EPIs usados rotineiramente são somados aos equipamentos específicos para carregar ou descarregar o caminhão.
Óculos de Proteção;
Capacete;
Máscaras semifaciais ou panorâmicas;
Roupas de segurança – dependendo da carga, é necessário roupa especial (calça, macacão e camisa de proteção);
Respirador para pó (para cargas perigosas e com características específicas).
Por ser regulamentado, existem muitas penalidades quanto ao não cumprimento da norma. Veja algumas delas:
Artigo 6.9.1 – NR6: Multa pelo uso do EPI vencido;
Artigo 6.2 – NR6: Multa pelo uso do EPI sem certificação;
Artigo 6.3 – NR6: Multa por fornecer EPI fora dos padrões de qualidade;
Artigo 6.6.1.a – NR6: Multa por fornecer EPI fora dos padrões adequados para cada atividade;
Artigo 6.6.1.b – NR6: Multa por não exigir o uso do Equipamento de Proteção Individual por meio de fiscalização.
Outro órgão que reconhece a necessidade do uso dos equipamentos de proteção individual como método de ação preventiva é a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres. Para esta, os EPIs podem minimizar inclusive questões de segurança pública, considerando o risco à segurança da saúde das pessoas e até mesmo do meio ambiente.